Citações e frases sobre ciência

Algum homem primitivo um dia inventou a faca, para cortar peles e alimentos. Eis o cientista. Outro roubou seu invento e então o usou para matar. Eis o empresário. Outro regularizou aquele roubo e os assassinatos. Eis o político. Outro justificou a matança dizendo que era o desígnio de algum deus. Eis o religioso. (Francisco Saiz)

A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca. (Jason Stock)

Se julgássemos o valor de uma música pelo que dela se pode calcular e contar, traduzir em fórmulas -- como seria absurda semelhante avaliação "científica" da música! Que se teria captado, compreendido, reconhecido dela? Nada, estritamente nada daquilo que é "música"!... (Nietzsche)

A ausência de evidência não significa evidência da ausência. (Carl Sagan)

A ciência tira a sabedoria das pessoas e costuma convertê-las em fantasmas carregados de conhecimentos. (Miguel Unamuno)

A verdadeira ciência ensina sobretudo a duvidar e a ser ignorante. (Miguel Unamuno)

Por mais terríveis que sejam as ortodoxias religiosas, as ortodoxias científicas são muito mais terríveis. (Miguel Unamuno)

A ciência progride, a arte não. É como o coração humano, que não progride. Em geral, sou inimigo do chamado progresso" [Ernesto Sabato]

Objeção contra a ciência: este mundo não vale a pena ser conhecido. (Emil Mihai Cioran)

Sócrates não gostava de ciências muito sofisticadas, embora as conhecesse todas. Ele dizia que o conhecimento sofisticado exige um esforço extra que tira o tempo do estudante da busca humana mais básica e importante: a da perfeição moral. (Xenófanes)

A ciência se suicida quando adota um credo. (Thomas Huxley)

A ciência é grosseira, a vida é sutil, e é para corrigir essa distância que a literatura nos importa. (Roland Barthes)

O mundo e o universo são lugares extremamente belos, e quanto mais os compreendemos mais belos eles parecem. (Richard Dawkins)

Se você quer praticar o mal, a ciência pode lhe prover as mais poderosas armas; mas igualmente, se você deseja fazer o bem, a ciência também lhe põe nas mãos as mais poderosas ferramentas. (Richard Dawkins)

Você poderia dar umas aulas particulares a Aristóteles. E poderia deixá-lo pasmado... Tal é o privilégio de ter nascido depois de Newton, Darwin, Einstein, Planck, Watson, Crick e seus colegas. (Richard Dawkins)

Organismos vivos haviam existido sobre a terra, sem nunca saberem porque, por mais de três bilhões de anos, antes que a verdade finalmente ocorresse a um deles. Seu nome era Charles Darwin. (Richard Dawkins)

A história é a ciência da infelicidade dos homens. (Raymond Queneau)

Cientistas de hoje substituíram a matemática por experiências, e eles afastam-se, equação depois de cada equação, e eventualmente constróem uma estrutura que não tem nenhuma relação com a realidade. (Nikola Tesla,

Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigante para a humanidade. (Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na lua)

A estratégia é a ciência do emprego do tempo e do espaço. Sou menos ávaro com o espaço do que com o tempo. O espaço pode ser resgatado. O tempo perdido, jamais. (Napoleão)

Todas as outras ciências são nocivas a quem não possui a ciência da bondade. (Montaigne)

A medicina cria pessoas doentes, a matemática, pessoas tristes, e a teologia, pecadores. (Martinho Lutero)

Estudar as manifestações da natureza é trabalho que agrada a Deus. É o mesmo que orar. (Leonardo Da Vinci)

Não é a experiência, a mãe de todas as artes e ciências, que engana as pessoas, mas, sim, a imaginação que lhes promete o que a experiência não lhes pode dar. A experiência é inocente; os nossos desejos vãos e insanos é que são criminosos. Distinguindo a mentira da verdade, a experiência nos ensina a perseverar em direção do que é possível, e não esperar, pela ignorância, atingir o que é inatingível, a fim de que não sejamos compelidos, vendo a nossa esperança por terra, a entregar-nos ao desespero. (Leonardo da Vinci)

São fúteis e cheias de erros as ciências que não nasceram da experimentação, mãe de todo conhecimento. (Leonardo Da Vinci)

Todos grandes avanços da ciência nasceram de uma nova audácia da imaginação. (John Dewey)

Não há movimento de verdadeira libertação que não reconheça a necessidade de adotar uma tecnologia de baixo consumo energético. (Ivan Illich)

A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. (Isaac Newton)

Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado. (Isaac Newton)

Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas. (Isaac Newton)

Eu não sei como eu posso parecer ao mundo, mas para mim, eu pareço ser apenas como uma criança brincando na beira do mar, divertindo-me e encontrando um seixo mais liso ou uma concha mais bonita do que o ordinário, enquanto o grande oceano da verdade permanece todo indescoberto diante de mim. (Isaac Newton)

Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. (Isaac Newton)

Faz-se ciência com os fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulação de fatos não é ciência, assim como um monte de pedras não é uma casa. (Henri Poincaré)

A ciência é genérica e a arte é individual e, por isso, há estilo na arte e não o há na ciência. A arte é a maneira de ver o mundo de uma sensibilidade intensa e curiosa, maneira que é própria de cada um de seus criadores, e intransferível. (Ernesto Sabato)

Só se pode chamar ciência ao conjunto de receitas que funcionam sempre. Todo o resto é literatura. (Paul Valéry)

Em ciência não existe um erro tão grosseiro que, amanhã ou depois, sob alguma perspectiva, não pareça profético. (Jean Rostand)

A ciência serve apenas para se verificarem as descobertas do instinto. (Jean Cocteau)

Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos. (Galileu Galilei)

[O romance] É um tipo de criação espiritual em que, diferentemente da científica ou filosófica, as idéias não aparecem em estado puro, mas misturadas aos sentimentos e às paixões dos personagens. (...) O romance não demonstra, mostra. (Ernesto Sabato)

A ciência é uma irmã caçula (talvez bastarda) da arte. (César Lattes)

Quem é incapaz de construir hipóteses jamais será cientista. (Gramsci)

A única parte útil da medicina é a higiene; e esta, mais do que ciência, é virtude. (Jean-Jacques Rousseau)

A sociedade repousa sobre a consciência e não sobre a ciência. (Henri Frédéric Amiel)

O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria. (Isaac Asimov)

Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada. (Immanuel Kant)

Os espíritos livres tomam liberdades mesmo com a ciência -- e provisoriamente essas liberdades lhes são concedidas -- enquanto a igreja ainda subsistir! Nisso eles têm agora seus bons tempos. (Nietzsche)

A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova. (Ashley Montagu)

A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca. (Jason Stock)

Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento. (Isaac Newton)

A filosofia começa quando alguém faz uma pergunta de caráter geral, e o mesmo acontece com a ciência. (Bertrand Russell)

O homem como cientista é amoral. Só é moral como homem, não se preocupa se o que descobre vai ser usado para o bem ou para o mal. Como toda descoberta científica dá mais poderes sobre a natureza, ela pode aumentar o bem ou o mal. (César Lattes)

A moral, ciência que pressupõe o conhecimento das demais ciências, é o supremo grau da sabedoria. (René Descartes)

Esta é a essência da ciência: faça uma pergunta impertinente e cairá no caminho da resposta pertinente. (J. Bronowski)

Não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber da sua história. (A. Comte)

Toda a ciência começa como filosofia e termina em arte. (Will Durant)

A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério. Essa é a fonte de toda a arte e ciências verdadeiras. (Albert Einstein)

Tudo que é realmente grande e inspirador é criado pelo indivíduo que pode trabalhar em liberdade. (Albert Einstein)

Por que esta magnífica tecnologia científica, na qual eu trabalho e que nos facilita a vida nos traz tão pouca felicidade? A resposta é esta: porque ainda não aprendemos a usá-la com juízo. (Albert Einstein)

As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso. (Santos Dumont)

Não acho que a necessidade é a mãe da invenção - uma invenção, na minha opinião, surge diretamente da indolência, possivelmente também da preguiça. Para poupar-se trabalho. (Agatha Christie)

Inventor é um homem que olha para o mundo em torno de si e não fica satisfeito com as coisas como elas são. Ele quer melhorar tudo o que vê e aperfeiçoar o mundo. É perseguido por uma idéia, possuído pelo espírito da invenção e não descansa enquanto não materializa seus projetos. (Alexander Graham Bell)

Aplicar-se em grandes invenções, iniciando pelos mínimos detalhes não é uma tarefa para mentes comuns; descobrir que maravilhas se escondem em coisas triviais e infantis é um trabalho para talentos super-humanos. (Galileu Galilei)

A necessidade pode ser a mãe da invenção, mas agir é certamente o pai. (Roger von Oech)

O nome do maior dos inventores: acaso. (Samuel Langhorne Clemens)

A necessidade é a mãe de toda invenção. (Platão)

O cientista bem-sucedido e o fanático delirante distinguem-se pela qualidade de suas inspirações. (Richard Dawkins)

A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar. (Sigmund Freud)

Se quiser ter uma boa idéia, tenha uma porção de idéias. (Thomas Edison)

A ciência ainda não nos provou se a loucura é ou não mais sublime que a inteligência. (Edgar Allan Poe)

Uma coisa aprendi na minha longa vida: que toda a nossa ciência, contraposta à realidade, é primitiva e infantil. E, apesar disso,é a coisa mais preciosa que temos. (Albert Einstein)

Durante muito tempo continuaremos vivendo divididos entre o medo às armas misteriosas e a esperança nos milagres da ciência. (Raymond Aron)

Não existe uma ciência nacional, assim como não há uma tabuada nacional; o que é nacional não é mais ciência. (Anton Chekhov, escritor russo)

A ciência está sempre errada. Nunca se resolve um problema sem criar outros dez. (George B. Shaw)

Quatro coisas são difíceis de esconder por muito tempo: a ciência, a estupidez, a riqueza e a pobreza. (Averróis, filósofo árabe)

A falsa ciência gera ateus; a verdadeira ciência leva os homens a se curvarem diante da divindade. (Voltaire)

Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência (a matemática) acabam tomados de uma espécie de paixão por ela. Em verdade, o que proporciona o máximo prazer não é o conhecimento e, sim, a aprendizagem, não é a posse, mas a aquisição; não é a presença, mas o ato de atingir a meta. (Carl Friedrich Gauss)

A ciência é o melhor modo de satisfazer a nossa curiosidade com o dinheiro do governo.(Lev Artsimovich, cientista soviético)

Todo mundo ;é um cientista maluco e a vida é o laboratório. A gente está sempre experimentando, tentando achar um jeito de viver, de resolver os problemas, de se livrar da loucura e do caos. (David Cronenberg)

Na idade média, as pessoas acreditavam que a Terra era plana, porque elas tinham ao menos a evidência de seus sentidos; nós acreditamos que ela é redonda não porque um por cento de nós pudesse dar as razões científicas para uma crença tão fantástica, mas porque a ciência moderna nos convenceu de que nada que é óbvio é verdadeiro, e que tudo que é mágico, improvável, extraordinário, gigantesco, microscópico, cruel ou excessivo é científico. (George Bernard Shaw)

Dai-me um ponto de apoio, e deslocarei a Terra e os céus. (Arquimedes)

Ciência sem consciência não é mais que ruína da alma. (François Rabelais)

A ciência e a arte pertencem ao mundo inteiro, e diante delas desaparecem as barreiras da nacionalidade. (Goethe)

O estudo confere ciência, mas a meditação, originalidade. (Marquês de Maricá)

A ciência se compõe de erros que, por sua vez, são os passos até a verdade. (Júlio Verne)

Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado. (Isaac Newton)

Há, verdadeiramente, duas coisas diferentes: saber e crer que sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe reside a ignorância. (Hipócrates)

A sociedade repousa sobre a consciência e não sobre a ciência. (Henri Frédéric Amiel)

Se fiz alguma coisa de útil no campo da ciência, devo-o, unicamente, ao trabalho e à reflexão constante. (Newton)

De nada adianta a ciência se ela não se transforma em consciência. (C. Dossi)

Se a religião recusa caminhar com a ciência, a ciência avança sozinha.(Allan Kardec)

Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima. (Louis Pasteur)

A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável. (Galileu Galilei

É erro pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião. (Monteiro Lobato)

Querer colocar em oposição a ciência natural e a religião... só pode ser coisa de gente ignorante nos dois assuntos. (Paul Sabatier)

A ciência sem a religião é paralítica - A religião sem a ciência é cega...(Albert Einstein)

A ciência se compõe de erros que, por sua vez, são os passos até a verdade. (Julio Verne)

Todo grande progresso da ciência resultou de uma nova audácia da imaginação.(John Dewey)

Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.(Immanuel Kant)

A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca. (Jason Stock)

O maior pecado contra a mente humana é acreditar em coisas sem evidências. A ciência é somente o supra-sumo do bom-senso – isto é, rigidamente precisa em sua observação e inimiga da lógica falaciosa. (Thomas H. Huxley)

A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange tudo. (Albert Einstein)

O importante é não parar nunca de questionar. (Albert Einstein)

A ciência nunca resolve um problema sem criar pelo menos outros dez. (Bernard Shaw)

A ciência comete suicídio quando adota um credo. (Thomas Huxley)

Dai-me um ponto de apoio e levantarei o mundo. (Arquimedes)

Não é possível que exista uma moral científica; mas também não é possível que haja uma ciência imoral. (Jules Poincaré, em "Últimos Pensamentos")

A ciência é o grande antídoto do veneno do entusiasmo e da superstição. (Adam Smith, em "A Riqueza das Nações")

Toda a nossa ciência, comparada à realidade, é primitiva e inocente; e, no entanto, é o que temos de mais valioso. (Einstein)

A ciência serve apenas para se verificarem as descobertas do instinto. (Jean Cocteau)

A vida sem ciência é uma espécie de morte. (Sócrates)

A liberdade é para a ciência o que o ar é para o animal. (Jules Poincaré, em "Últimos Pensamentos")

Toda a descoberta da ciência pura é potencialmente subversiva; por vezes a ciência deve ser tratada como um inimigo possível. (Aldous Huxley, em "Admirável Mundo Novo")

A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar. (Sigmund Freud)

A arte é feita para perturbar. A ciência dá-nos segurança. (Georges Braque, em "O Dia e a Noite")

A ciência, que devia ter por fim o bem da humanidade, infelizmente concorre na obra de destruição e inventa constantemente novos meios de matar o maior número de homens no tempo mais curto. (Léon Tolstoi, em "Confissões")

A ciência fez de nós deuses antes mesmo de merecermos ser homens. (Jean Rostand, em "Pensamentos de um Biólogo")

O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são. (Aristóteles)

Não há arte patriótica nem ciência patriótica. As duas, tal como tudo o que é bom e elevado, pertencem ao mundo inteiro e não podem progredir a não ser pela livre ação recíproca de todos os contemporâneos. (Goethe, em "Máximas em Prosa")

A verdadeira ciência ensina sobretudo a duvidar e a ser ignorante. (Miguel Unamuno)

Nada serviu tanto o despotismo como as ciências e os talentos. (Dostoievski, em "Os Possessos")

A ciência tem raízes amargas, porém os seus frutos são doces. (Aristóteles)

Assim como aperfeiçoamos as ciências, devemos também aperfeiçoar a moralidade -- sem a qual o saber se destrói. (John Newton)

A ciência vive corrigindo-se a si mesma. Nela não existem idéias definitivas: cada conceito está sujeito aos desafios que representam as novas descobertas. (Carl Sagan)

A ciência sem a religião é coxa, a religião sem a ciência é cega. (Albert Einstein)

Nada serviu tanto o despotismo como as ciências e os talentos. (Dostoievski)

É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. (Albert Einstein)

Etiquetas: adulação, adultério, adversidade, alegria, ambição,amizade, amor, animais, arrependimento, arte, autoconhecimento,autoridade, ação, beleza, bondade, caráter, casamento, ciência,ciúme, coragem, corrupção, covardia, criança, crime, cultura,democracia, desespero, desprezo, destino, Deus, dignidade,dinheiro, dor, educação, egoísmo, elogio, erro, esperança,experiência, família, fanatismo, felicidade, filosofia, fracasso,futuro, genialidade, governo, gratidão, guerra, herói, hipocrisia,história, homem, honestidade, honra, humanidade, humildade,humilhação, humor, ignorância, imaginação, imprensa,independência, inimigo, inteligência, inveja, justiça, juventude,liberdade, literatura, loucura, maldade, mediocridade, medo,mentira, moral, morte, mulher, música, natureza, negócios, ódio,ofensa, orgulho, otimismo, ousadia, outros temas, paciência,paixão, palavras, passado, paz, perdão, perseverança, pobreza,poder, poesia, política, prazer, preconceito, preguiça, presente,razão, rebeldia, religião, riqueza, sabedoria, saudade, saúde, sexo,silêncio, sociedade, solidariedade, solidão, sonho, sorte, sucesso,suicídio, talento, tecnologia, tirania, tolice, trabalho, traição,tristeza, vaidade, velhice, verdade, vida, vingança, violência,virtude, vício