Citações sobre caráter

Os homens são fortes enquanto representam uma idéia forte; enfraquecem-se quando se põem a ela. (Freud)

Nada exige mais caráter do que se descobrir em oposição aberta ao que acontece no seu tempo e às pessoas que você ama e dizer bem alto: não! (Kurt Tucholsky)

A solidão é tão necessária para a imaginação como a sociedade é saudável para o caráter. (Lowell)

Prefiro os canalhas aos imbecis. Os canalhas, pelo menos, descansam de vez em quando. (Alexandre Dumas)

Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência. (Oscar Wilde)

O caráter dá esplendor à juventude e respeito à pele enrugadas e aos cabelos brancos. (Emerson)

Os homens de caráter firme são as colunas mestras da sociedade a que pertencem. (Emerson)

Deixa o caráter ser formado pela poesia, fixado pelas leis do bom comportamento, e aperfeiçoado pela música. (Confúcio)

Jamais confies a ninguém tuas inclinações íntimas, nem tuas repugnâncias, nem tuas timidezes. Jamais te envolvas, te envolvas pessoalmente em ocupações medíocres: deixa-as a teus subordinados e não fales delas. (cardeal Giulio Mazzarino)

Dissimulador é aquele que ora censura, ora recomenda uma mesma atitude, conforme lhe vem ou cai melhor. (cardeal Giulio Mazzarino)

Quem muito se gaba e alardeia o seu valor, não é grande coisa para se temer. (cardeal Giulio Mazzarino)

Os olhos e os ouvidos são maus testemunhos quando a alma não presta. (Heráclito)

Conheço o caráter das mulheres: não querem quando queres; quando não queres, são as primeiras a querer. (Terêncio)

Ainda que as circunstâncias influam muito sobre o nosso caráter, a vontade pode modificar as circunstâncias em nosso favor. (Stuart Mill)

Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder. (Abraham Lincoln)

A vingança é salutar ao caráter; dela brota o perdão. (Graham Greene)

Bom caráter é para ser mais enaltecido do que talento extraordinário. A maioria dos talentos é de uma certa forma um dom. Bom caráter, em contraste, não nos é dado. Temos que construí-lo peça por peça... por pensamentos, escolhas, coragem, e determinação. (John Luther)

No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude. (Henry Wadsworth Longfellow)

Não é a força do sentimento elevado, é a sua duração que faz os homens superiores. (Friedrich Nietzsche)

Não devemos acreditar apenas em palavras, em posição ou ideologia. É a personalidade da pessoa e suas ações o que importam. (Daisaku Ikeda)

Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. (Albert Einstein)

Examina bem os teus pensamentos, e se os vires puros, puro será também o seu coração. (Confúcio)

A simplicidade de caráter é o resultado natural da profundeza de pensamento. (William Hazlitt)

Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter. (Confúcio)

Mais vale ter um mau caráter que não ter caráter nenhum. (Georges Bernanos)

O caráter é a soma de milhares de pequenos esforços para viver de acordo com o que de melhor há em nós. (Alfred Montapert)

Quanto mais forte é um caráter, menos sujeito está à inconstância. (Stendhal)

O comportamento é um espelho no qual todos mostramos o que somos. (Alfred Montapert)

Um espírito mesquinho é como um microscópio: aumenta as pequenas coisas, mas impede de ver as grandes. (Philip Chesterfield)

Nas pequeninas coisas, e quando está desprevenido, é que o ser humano manifesta melhor o próprio caráter. (Schopenhauer)

Ter caráter firme é ter uma longa e sólida experiência dos desenganos e das desgraças da vida. (Stendhal)

Nada revela melhor caráter de uma pessoa que uma piada levada a mal. (Georg Lichtenberg)

Os leitores extraem dos livros, consoante o seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o veneno. (Nietzsche)

Se o cristianismo tivesse razão com suas teses do Deus vingador, da propensão universal ao pecado, da predestinação pela graça e do perigo de uma condenação eterna, seria um sinal de fraqueza de espírito e falta de caráter não se fazer padre, apóstolo ou missionário e não trabalhar com o temor e tremor exclusivamente para sua própria salvação; seria absurdo perder assim de vista a vantagem eterna em troca da comodidade temporária. Supondo que tenha fé, o cristão de todos os dias é uma figura lamentável, um homem que realmente não sabe contar até três e que, de resto, justamente por causa de sua incapacidade mental de calcular, não mereceria ser castigado tão duramente como lhe promete o cristianismo. (Nietzsche)

O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida. (Goethe)

Os trabalhos escolares são provas para o caráter, não para a inteligência. Quer se trate de ortografia, de poesia ou de cálculo, está sempre em causa aprender a querer. (Émile-Auguste Chartier, "Alain")

O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê. (Theodore Palmquistes)

A dificuldade atrai o homem de caráter, porque é abraçando-a que ele se realiza. (Charles de Gaulle)

Dos escombros de nosso desespero construímos nosso caráter. (Ralph Waldo Emerson)

Não há o que demonstre de maneira mais decisiva o caráter de um homem ou de uma nação do que a maneira como tratam as mulheres. (Johann Gottfried von Herder)

Nosso caráter é o resultado de nossa conduta. (Aristóteles)

Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro filhos vivam em uma nação onde não sejam julgados pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter. (Martin Luther King)

O processo ditatorial, o processo autoritário, traz consigo o germe da corrupção. O que existe de ruim no processo autoritário é que ele começa desfigurando as instituições e acaba desfigurando o caráter do cidadão. (Tancredo Neves)

Quem não tem caráter não é homem, é coisa. (Nicolas Chamfort)

Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder. (Abraham Lincoln)

Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter. (Theodore Roosevelt)

No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude. (Henry W. Longfellow)

O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver. (Sigmund Freud)

A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem. (Arthur Schopenhauer)

Um talento se forma na solidão, mas o caráter na convivência. (Goethe)

Os leitores extraem dos livros, consoante o seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o veneno. (Nietzsche)

O medo depende da imaginação, a covardia do caráter. (Joseph Joubert)

Tudo se pode adquirir na solidão, salvo o caráter. (Stendhal)

[frases sobre o caráter]

Etiquetas: adulação, adultério, adversidade, alegria, ambição,amizade, amor, animais, arrependimento, arte, autoconhecimento,autoridade, ação, beleza, bondade, caráter, casamento, ciência,ciúme, coragem, corrupção, covardia, criança, crime, cultura,democracia, desespero, desprezo, destino, Deus, dignidade,dinheiro, dor, educação, egoísmo, elogio, erro, esperança,experiência, família, fanatismo, felicidade, filosofia, fracasso,futuro, genialidade, governo, gratidão, guerra, herói, hipocrisia,história, homem, honestidade, honra, humanidade, humildade,humilhação, humor, ignorância, imaginação, imprensa,independência, inimigo, inteligência, inveja, justiça, juventude,liberdade, literatura, loucura, maldade, mediocridade, medo,mentira, moral, morte, mulher, música, natureza, negócios, ódio,ofensa, orgulho, otimismo, ousadia, outros temas, paciência,paixão, palavras, passado, paz, perdão, perseverança, pobreza,poder, poesia, política, prazer, preconceito, preguiça, presente,razão, rebeldia, religião, riqueza, sabedoria, saudade, saúde, sexo,silêncio, sociedade, solidariedade, solidão, sonho, sorte, sucesso,suicídio, talento, tecnologia, tirania, tolice, trabalho, traição,tristeza, vaidade, velhice, verdade, vida, vingança, violência,virtude, vício