Frases e citações sobre Deus

Se Deus não sabe que existe o mal Ele não é 'Onisciente'. Se Deus sabe que existe o mal, mas não pode evitá-lo, ele não é 'Onipotente'. Se Deus sabe que existe o mal, pode evitá-lo, mas decide não fazê-lo Ele não é 'Onibondoso'. (Daniel Haddad)

Caros amigos: O homem criou Deus, não Deus o homem. (Giuseppe Garibaldi)

Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse. (Jules Renard)

Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro. (José Saramago)

A única desculpa de deus é que ele não existe. (Stendhal)

Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo uma coisa estúpida. (Anatole France)

Que Deus é este que nos ensina a humildade, mas que não desce de seu pedestal, e a quem devemos obediência, respeito, lealdade e fé? (Márcia Vanni Scheffer)

Quando você agradece a Deus por tê-lo salvo de alguma doença ou acidente, ele não faz mais do que a obrigação, pois, como criador de todas as coisas, criou também as desgraças, doenças e tragédias. (Perrone)

Quanto mais aprendemos, de menos deuses precisamos. A crença em Deus é somente a resposta de um mistério por outro mistério, dessa forma não respondendo nada. (Dan Barker)

Não acredito em Deus porque nunca o vi. Se ele quisesse que eu acreditasse nele, sem dúvida que viria falar comigo e entraria pela minha porta dentro dizendo-me, Aqui estou! (Alberto Caeiro - heterônimo de Fernando Pessoa, em "O guardador de rebanhos)

Deus é uma hipótese, e, como tal, depende de prova: o ônus da prova cabe ao teísta. (Percy Bysshe Shelley)

Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu. (Stephen Henry Roberts)

O oposto de um religioso fanático não é um ateu fanático mas o cínico gentil que não se preocupa se há um Deus ou não. (Eric Hoffer)

O que chamamos acaso talvez seja a lógica de Deus. (Bernanos)

Ao longo da vida, pessoas o deixarão furioso, o desrespeitarão e o tratarão mal. Deixe Deus lidar com as coisas que eles fazem: causar ódio em seu coração o consumirá também. (Will Smith)

Conhecer a si mesmo significa descobrir a Deus nos outros. (Sócrates)

Excelência, não precisei dessa hipótese. (do astrônomo Laplace, ao responder a Napoleão por que ele não mencionou Deus em sua explicação do funcionamento do sistema solar)

Se existe um que deve tudo a Bach, é Deus. (Emil Mihai Cioran)

Se tomamos um livro sobre a doutrina divina, ou sobre metafísica, devemos perguntar o seguinte: ele contém algum raciocínio abstrato sobre tamanho ou números? Não. Contém algum raciocínio sobre fatos e sobre a vida que seja baseado em experiências? Não. Atira-o, então, ao fogo, pois tudo o que ele contém não passa de fantasmagoria e ilusão. (David Hume)

Para você eu sou um ateu; para Deus, sou a oposição leal. (Woody Allen)

Se Deus existe, por que Ele não me dá um sinal de Sua existência? Como, por exemplo, abrir uma bela conta em meu nome num banco suíço. (Woody Allen)

Por que Deus não fala comigo? Se Ele pelo menos tossisse! (Woody Allen)

Não apenas Deus não existe, como tente encontrar um encanador num fim de semana. (Woody Allen)

Como posso acreditar em Deus se, na semana passada, prendi a língua no rolo de minha máquina de escrever? (Woody Allen)

Não chegarão ao ouvido do Eterno as palavras sem sentimento. (Shakespeare)

Cada criança nos chega com uma mensagem de que Deus ainda não se esqueceu dos homens. (Rabindranath Tagore)

(...) se Deus existisse, só haveria para ele um único meio de servir à liberdade humana: seria o de cessar de existir. (Bakunin)

Está em meu poder servir a Deus ou não o servir. Servindo-o, acrescento ao meu próprio bem e ao bem de todo o universo. Não o servindo, abro mão do meu próprio bem e privo o mundo do bem que estava em meu poder criar. (Leon Tolstoi)

Estudar as manifestações da natureza é trabalho que agrada a Deus. É o mesmo que orar. (Leonardo Da Vinci)

As leis da natureza nada mais são que pensamentos matemáticos de Deus. (Johannes Kepler)

Estive no céu,e não vi Deus lá. (Iuri Gagarin, primeiro homem a viajar no espaço)

A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. (Isaac Newton)

A tarefa central do romance de hoje é a indagação sobre o homem, o que equivale a dizer que é a interrogação sobre o Mal. O homem real não existe sem o demônio: Deus não basta. (Ernesto Sabato)

Deus não previu a felicidade para as suas criaturas, previu apenas compensações. (Jean Giraudoux)

Apenas se ofende a Deus, que é o único que perdoa. (Paul Valéry)

Ser homem é tender a ser Deus; ou, se preferirmos, o homem é fundamentalmente o desejo de ser Deus. (Jean-Paul Sartre)

Cuidado com o homem cujo Deus está no céu. (Shaw)

A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo. (Galileu Galilei)

Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos. (Galileu Galilei)

O cinema é o modo mais direto de entrar em competição com Deus. (Fellini)

Quem está com fome fica surdo até mesmo à voz de Deus. (Érico Veríssimo)

Deus nunca se faz de filósofo diante de uma lavadeira. (C.S. Lewis)

Deus sussurra a nós na saúde e prosperidade, mas, sendo maus ouvintes, deixamos de ouvir a voz de Deus. Então Ele gira o botão do amplificador por meio do sofrimento. Aí então ouvimos o ribombar de Sua voz. (C.S. Lewis)

É o coração que sente Deus e não a razão. Eis o que é a fé: Deus sensível ao coração. (Blaise Pascal)

Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia. (Benjamin Franklin)

Peço a Deus que me liberte de Deus. (Johannes Eckhart, filósofo alemão, 1269-1327)

Deus sussurra e fala à consciência através do prazer, mas grita-lhe por meio da dor: a dor é o seu megafone para despertar um mundo adormecido. (C. S. Lewis)

A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana. (Sigmund Freud)

O cristianismo pressupõe um Deus poderoso, de um poder supremo e, no entanto, um Deus vingador. (Nietzsche, em A Gaia Ciência)

Só Deus traz a punição, embora muitos queiram aplicá-la. (Publílio Siro)

'Bem e mal são os preconceitos de Deus', dizia a serpente. (Friedrich Nietzsche)

Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro. (José Saramago)

Afirmar que ‘Deus fez isso’ não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação. (Peter Atkins)

A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana. (Sigmund Freud)

O ‘puro espírito’ é uma pura estupidez: retire o sistema nervoso e os sentidos, o chamado ‘envoltório mortal’, e o resto é um erro de cálculo – isso é tudo! (Nietzsche)

Por simples bom senso, não acredito em Deus. Em nenhum. (Charles Chaplin)

Se os bois e os cavalos tivessem mãos e pudessem pintar e produzir obras de arte similares às do homem, os cavalos pintariam os deuses sob forma de cavalos e os bois pitariam os deuses sob forma de bois. (Xenófanes)

Se é certo que um Deus fez este mundo, não queria eu ser esse Deus: as dores do mundo dilacerariam meu coração. (Schopenhauer)

Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus? (Epicuro)

O Universo não apresenta qualquer evidência de uma mente dirigente (...) Todos os bons intelectos têm repetido, desde o tempo de Bacon, que não pode haver qualquer conhecimento real senão aquele baseado em fatos observáveis. (Auguste Comte)

Não confio em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam. (Susan Brownell Anthony)

Se não há um Deus, estamos corretos; se há um deus indiferente, não sofreremos; se há um deus justo, não temos nada a temer pelo uso honesto da racionalidade; mas, se há um deus injusto, temos muito a temer – assim como o cristão. (George Smith)

Os Deuses são a encarnação do que nunca poderemos ser. O cansaço de todas as hipóteses... (Fernando Pessoa)

O homem tem necessidade de Deus como tem necessidade de água e oxigênio. (Alexis Carrel)

Um dos maiores milagres de Deus é permitir que pessoas comuns façam coisas incomuns. (H. Jackson Brown)

Deus não poderia estar em todos os lugares, por isso Ele criou as mães. (provérbio judeu)

De três coisas precisa o homem para ser feliz: benção divina, livros e amigo. (Henri Lacordaire)

Deus existe, mas não funciona. (Murilo Mendes, poeta)

Até Deus tem um inferno: é o seu amor pelos homens. (Friedrich Nietzsche)

A mulher é a poesia de Deus; o homem a simples prosa. (Napoleão Bonaparte)

Deus é o autor do mundo em que os homens não passam de simples atores. (Honoré de Balzac)

Deus reside em todos os homens, mas nem todos os homens estão Nele. Por isso eles sofrem. (Ramakrishna)

Deus dá o frio conforme a roupa. (Fénelon)

É impossível imaginar o Universo administrado por um Deus sábio, justo e onipotente, mas é fácil imaginá-lo administrado por um conselho de deuses. Se esse conselho existir realmente, então ele age exatamente como a diretoria de uma grande empresa que está perdendo dinheiro. (H. L. Mencken)

A voz do povo e a voz de Deus. (provérbio latino)

A mulher foi o segundo erro de Deus. (Nietzsche)

Cada homem quer um Deus só para si. (Paul Holbach)

Uma bela árvore é a mais bela das criaturas de Deus. (Agrippino Grieco)

Deus está morto. E fomos nós quem o matamos, e não devemos sentir vergonha ou remorso, era necessário.(Nietzsche)

Deus sussurra e fala à consciência através do prazer, mas grita-lhe por meio da dor: a dor é o seu megafone para despertar um mundo adormecido. (C. S. Lewis)

Deus tem paciência com os maus, mas não para sempre. (Miguel de Cervantes)

Deus não tem nenhuma religião. (Mahatma Gandhi)

O que nós somos é o presente de Deus a nós. O que nós nos tornamos é nosso presente a Deus. (Eleanor Powell)

O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhança.(Friedrich Nietzsche)

Ao longo da vida pessoas o deixarão furioso, o desrespeitarão e o tratarão mal. Deixe Deus lidar com as coisas que eles fazem, causar ódio em seu coração o consumirá também. (Will Smith)

Qualquer um pode contar as sementes em uma maçã, mas só Deus pode contar o número de maçãs em uma semente. (Robert H. Schuller)

A consciência é a presença de Deus nos homens. (S. Chamfort)

Confie em Deus, mas amarre o camelo. (Maomé)

Meu Senhor, dá-me forças de fazer o que pedires. Depois, pede tudo aquilo que quiseres. (Sto. Agostinho)

Temo a Deus e depois temo a quem não o tem. (Saadi)

Falar com Deus é mais importante do que falar de Deus. (Santo Agostinho)

Deus nunca nos impõe um dever sem dar tempo de cumpri-lo. (Ruskin)

Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima. (Louis Pasteur)

A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável. (Galileu Galilei

Acho impossível que um indivíduo contemplando o céu possa dizer que não existe um Criador.(Abraham Lincoln)

Não posso imaginar um Deus a recompensar e a castigar o objeto de sua criação. (Albert Einstein)

Quando mais no aproximarmos da natureza, mais nos aproximaremos da vida, da harmonia, da liberdade e de Deus. (J. Maran)

Se alguém espera morrer para encontrar Deus, nunca encontrá-Lo-a. (J. Maran)

Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro. (José Saramago)

A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana. (Sigmund Freud)

Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é Deus. (Mário Quintana)

Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus? (Epicuro)

Não confio em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam. (Susan Brownell Anthony)

O pouco com Deus é muito, e o muito sem Deus é nada. (provérbio popular)

Deus nunca fecha uma porta sem abrir outra. (provérbio irlandês)

Deus nos dá as nozes, mas não as quebra. (provérbio russo)

Quem está com fome fica surdo até mesmo à voz de Deus. (Érico Veríssimo)

Deus perdoa, a natureza nunca. (Carmen Sylva)

O perdão é uma das coisas que nos torna mais semelhantes a Deus.

Deus nunca dá problemas cujas soluções não estejam ao nosso alcance. (J. Peter)

Até Deus tem um inferno: é o seu amor pelos homens. (Nietzsche)

E a dúvida fundamental continua: Deus é ditongo ou monotongo? (Millôr Fernandes)

A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus Pessoal evitando os dogmas e a teologia. (Albert Einstein)

Nada é por acaso. Deus não joga dados com o mundo. Deus é sutil, mas não é maldoso. (Albert Einstein)

Não acredito num Deus que recompensa o bem e pune o mal. (Albert Einstein)

Deus fez do arrependimento a virtude dos mortais. (Voltaire, em "Olímpiada")

Deus está dentro de nós. Será inútil O procurarmos fora, se não tivermos a capacidade de encontrá-Lo primeiro nas profundezas do nosso próprio ser. (Caio Miranda)

A palavra é o Verbo, e o Verbo é Deus. (Victor Hugo)

O romancista é, de todos os homens, aquele que mais se parece com Deus: ele é o imitador de Deus. (François Mauriac)

Deus é um conceito pelo qual medimos nossa dor. (John Lennon)

Se fizeres do dinheiro o teu deus, ele atormentar-te-á como o demônio. (Henry Fielding)

Apenas se ofende a Deus, que é o único que perdoa. (Paul Valéry)

Ao homem livre não faz falta um deus. (Vladimir Nabokov, em "Fogo Pálido")

O homem não é o triunfo da mecânica; é o advento da liberdade. Saber parecer-se com Deus: é a liberdade. (Charles Plisnier)

Terrível é a tentação de querer ser Deus. (Bertold Brecht)

Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo. (Friedrich Nietzsche)

Deus não existe e, se existe, não é muito confiável. (Wood Allen)

Eu creio no Deus que fez os homens, e não no Deus que os homens fizeram. (Alphonse Karr)

O homem tem necessidade de Deus como tem necessidade de água e oxigênio. (Alexis Carrel

Se Deus está conosco, quem estará contra nós? (Romanos 8,31)

A maior parte das mulheres galantes entrega-se a Deus quando o Diabo já não as quer. (Sophie Arnould)

Só se deverá acreditar num Deus que ordene aos homens a justiça e a igualdade. (George Sand)

O que desculpa Deus é o fato de Ele não existir. (Stendhal)

Cuidado com o homem cujo Deus está no céu. (Bernard Shaw)

Deus é um comediante a atuar para uma platéia assustada de mais para rir. (Voltaire)

Quanto mais se discute Deus, menos somos levados a acreditar nele. (Étienne Jodelle)

A ideia de Deus é, confesso, o único erro que não posso perdoar ao homem. (Doantien Sade)

Se Deus existe, quem é? Se não existe, quem somos? (Gesualdo Bufalino)

Deus está morto: mas, considerando o estado em que se encontra a espécie humana, talvez ainda por um milênio existirão grutas em que se mostrará a sua sombra. (Friedrich Nietzsche, em "A Gaia Ciência")

Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo. (Voltaire)

Haja ou não deuses, deles somos servos. (Fernando Pessoa, "Livro do Desassossego")

Procura compreender o que dizem os artistas nas suas obras-primas, os mestres sérios. Aí está Deus. (Vicent Van Gogh, em "Correspondência")

O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de fato só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência. (Friedrich Nietzsche, em "A Vontade de Poder")

Deus é demasiado perfeito para poder pensar noutra coisa senão em si próprio. (Aristóteles, em "Ética")

O amor por um só é uma barbaridade: porque se exerce à custa de todos os outros. O mesmo quanto ao amor por Deus. (Friedrich Nietzsche)

Deus fez o coito, o homem fez o amor. (Jules Goncourt)

Amar é saborear nos braços de um ente querido a porção de céu que Deus depôs na carne. (Victor Hugo)