Citações sobre arte e artista

Nenhum artista está adiante do seu tempo. Ele é o seu tempo; o que acontece é que os outros estão atrasados no tempo. (Martha Graham)

Revelar a arte e ocultar o artista, eis a finalidade da arte. (Oscar Wilde)

Cada um nós morre uma única e escassa vez. Só o ator é reincidente. O ator ou a atriz pode morrer todas as noites e duas vezes às quintas, sábados e domingos, com vesperais a preços reduzidos. (Nelson Rodrigues)

O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para outros. Se puder ser imbecil para todos, melhor ainda. (Nelson Rodrigues)

Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando. (Picasso)

O gênio da civilização procede como Cellini (*) quando fundiu a estátua de Perseu: a massa líquida ameaçava não ser suficiente, mas tinha de sê-lo: jogou dentro, portanto, bandejas e pratos e tudo o que lhe caía às mãos. E, do mesmo modo, aquele gênio joga na fundição erros, vícios, esperanças, quimeras e outras coisas de metal pior ou melhor, pois é preciso que a estátua da humanidade tenha que sair e ficar pronta: que importa que, aqui e acolá, tenha sido empregada matéria inferior? (Nietzsche)
(*) Benvenuto Cellini (1500-1571, gravador e escultor italiano.b

O artista não deve aparecer em sua obra mais do que Deus na natureza. (Flaubert)

[...] a imaginação do bom artista ou pensador produz continuamente coisas boas, medíocres e más, mas seu juízo, extremamente aguçado e exercitado, rejeita, seleciona, combina. (Nietzsche)

A arquitetura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer.(John Ruskin)

Eu não inventei nada. Eu redescobri. (Auguste Rodin)

A forma de governo mais adequada ao artista é a ausência de governo. Autoridade sobre ele e a sua arte é algo de ridículo. (Oscar Wilde)

A função do artista é valorizar a consciência. (Max Eastman)

A maior infelicidade para um artista é ter um adversário sem talento. (Denis Diderot)

É monstruoso dizer-se que o artista não serve a humanidade. Ele foi os olhos, os ouvidos, a voz da humanidade. Sempre foi o transcendentalista que passava a raios X os nossos verdadeiros estados de alma. (Anais Nin)

Não é divertido ser artista. Beethoven, Van Gogh, todos eles: se tivessem psiquiatras nós não teríamos esses gênios. (John Lennon)

Não se deve fazer monumentos aos artistas porque eles já o fizeram com suas obras...
(Antonio Gaudí y Cornet)

Nenhum grande artista vê as coisas como são na realidade; se o fizesse, deixaria de ser artista. (Oscar Wilde)

Ninguém devia barganhar com um artista. (Beethoven)

O artista deve fazer com que a posteridade pense que ele não existiu. (Gustave Flaubert)

O artista não exprime as suas emoções. O seu mister não é esse. Exprime, das suas emoções, aquelas que são comuns aos outros homens. (Fernando Pessoa)

O erro próprio dos artistas é acreditarem que fariam melhor meditando do que experimentando. É fazendo que se descobre aquilo que se quer fazer. (Émile-Auguste Chartier)

O objetivo profundo do artista é dar mais do que aquilo que tem. (Paul Valéry)

Os artistas têm o direito de serem modestos e o dever de serem vaidosos. (Karl Kraus)

Para a tarefa do artista, a cegueira não é totalmente negativa, já que pode ser um instrumento. (Jorge Luis Borges)

Só é artista aquele que é capaz de transformar a solução num enigma. (Karl Kraus)

Todo o grande artista amolda a arte à sua imagem. (Victor Hugo)

Todos os artistas têm em comum a experiência da distância insondável que existe entre a obra de suas mãos, por conseguida que seja, e a perfeição fulgurante da beleza percebida no fervor do momento criativo: o que conseguem expressar no que pintam, esculpem ou criam é só um tênue reflexo do esplendor que durante uns instantes brilhou ante os olhos de seu espírito. (Papa João Paulo II)

Todos os artistas, os verdadeiros artistas, abominam a sujeição e adoram a independência. (Honoré de Balzac)

Um artista é alguém que produz coisas de que as pessoas não têm necessidade, mas que ele - por qualquer razão - pensa que seria uma boa ideia dá-las a elas. (Andy Warhol)

Um artista é apenas um homem comum com uma enorme potencialidade - mesmas ferramentas, mesma maquiagem, apenas mais força. E a força que guia sua vida geralmente acha seu ponto fraco, e então ele enlouquece ou deprime.(David Herbert Lawrence)

Um artista é um sonhador que consente em sonhar o mundo real. (George Santayana)

Um artista é uma das duas coisas: ou ele é um alto sacerdote, ou então um saltimbanco mais ou menos esperto. (Giuseppe Mazzini)

Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor. (Mozart)

Se uma voz dentro de você disser: 'Você não é um pintor', então, com toda a certeza, pinte! E essa voz se calará! (Vincent Van Gogh)

Um artista nunca deve ser: prisioneiro de si mesmo, prisioneiro de um estilo, prisioneiro de uma reputação, prisioneiro de um sucesso etc. Não escreveram os Goncourt que os artistas japoneses da grande época mudavam de nome várias vezes ao longo da vida? Isso me agrada: eles queriam preservar a liberdade. (Matisse)

Toda arte, toda filosofia podem ser consideradas como remédio e auxílios a serviço da vida em crescimento e em luta: supõem sempre sofrimentos e sofredores. Mas há duas espécies de sofredores: há em primeiro lugar aqueles que sofrem de superabundância de vida, aqueles que reclamam uma arte dionisíaca e também um visão trágica da vida interior e exterior -- e há em seguida aqueles que sofrem de um empobrecimento da vida, que pedem à arte e ao conhecimento a calma, o silêncio, o mar tranqüilo, ou ainda a embriaguez, as convulsões, o abalo, a loucura. (Nietzsche, em A Gaia Ciência)

Não acredito na eternidade. Só fica quem for artista ou escritor, porque só a obra é eterna. O artista vive mais duas vezes. (Raimundo Carrero, escritor)

A ciência progride, a arte não. É como o coração humano, que não progride. Em geral, sou inimigo do chamado progresso" [Ernesto Sabato]

A obra de arte não tem idéias, ela é uma idéia. (Konrad Fiedler)

A arte opta sempre pelo individual, o concreto; a arte não é platônica. (Jorge Luis Borges)

Se tivéssemos uma verdadeira vida não teríamos necessidade de arte. A arte começa precisamente onde cessa a vida real, onde não há mais nada à nossa frente. Será que a arte não é mais do que uma confissão da nossa impotência? (Wagner)

A solidão é parte da pena que todo artista autêntico sofre por ser diferente do resto dos seus colegas. (Hendrik Willem van Loon)

A arte tanto pode morrer do excesso de rigor quanto da extrema liberdade. (Henri Lefebvre)

A política é a arte do possível. (Bismark)

A arte abstrata é um produto dos incompetentes, vendida pelos inescrupulosos e comprada pelos imbecis. (Al Capp)

É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz a uma estrela cintilante. (Friedrich Nietzsche)

"Quanto mais você raciocina, menos você cria. (Raymond Chandler)

Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor. (Wolfgang Amadeus Mozart)

O artista é um erro da natureza. (Manoel de Barros)

A qualidade de um pintor depende da quantidade de passado que carrega consigo. (Pablo Picasso)

Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema. (Pablo Picasso)

Não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte. (Pablo Picasso)

A inspiração existe, mas tem que te encontrar trabalhando. (Pablo Picasso)

O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para outros. Se puder ser imbecil para todos, melhor ainda. (Nelson Rodrigues)

O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para outros. Se puder ser imbecil para todos, melhor ainda. (Nelson Rodrigues)

Se um homem encara a vida de um ponto de vista artístico, seu cérebro passa a ser seu coração. (Oscar Wilde)

De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte. (Oscar Niemeyer)

A perfeição é feita de pequenos detalhes - não é apenas um detalhe. (Michelangelo Buonarroti, pintor e escultor renascentista)

Viver é o meu trabalho e a minha arte. (Montaigne)

A arte é um dos meios que unem os homens. (Leon Tolstoi)

Pintor: deve haver tal poder de emoção na fisionomia das criaturas que pintas, que o teu quadro pareça, ao observador, capaz de fazer os mortos rir e chorar. (Leonardo Da Vinci)

A arte diz o indizível; exprime o inexprimível; traduz o intraduzível. (Leonardo Da Vinci)

A arte opta sempre pelo individual, o concreto; a arte não é platônica. (Jorge Luis Borges)

Os pintores só devem meditar com os pincéis em mãos. (Balzac)

O artista coloca na sua arte o que não conseguiu colocar na própria existência. Foi por sentir-se infeliz que Deus criou o mundo. (Henry de Montherlant)

Fazer todos os dias um bom dia, essa é a mais elevada das artes. (Thoreau)

O mais alto objetivo da Arte é o que é comum à religião e à rilosofia. Tal como estas, é um modo de expressão do divino, das necessidades e exigências mais elevadas do espírito. (Hegel)

O estilo é o homem, o indivíduo, o único: sua maneira de ver e sentir o universo, sua maneira de 'pensar' a realidade, ou seja, essa maneira de misturar seus pensamentos a suas emoções e sentimentos, a seu tipo de sensibilidade, aos seus preconceitos e manias, aos seus tiques. (Ernesto Sabato)

A ciência é genérica e a arte é individual e, por isso, há estilo na arte e não o há na ciência. A arte é a maneira de ver o mundo de uma sensibilidade intensa e curiosa, maneira que é própria de cada um de seus criadores, e intransferível. (Ernesto Sabato)

A criação é a mais eficaz de todas as escolas de paciência e lucidez. É também o testemunho transformador da única dignidade do homem: a revolta tenaz contra sua condição, a perseverança em um esforço cotidiano, o domínio de si mesmo, a apreciação exata dos limites do verdadeiro, a medida e a força. (Camus)

[...] nenhum indivíduo pode perceber em uma obra mais do que ele mesmo tem, ao menos em potência. (Ernesto Sabato)

Não existe um só grande poeta, um só grande pintor, um só grande escritor do século 19 que não tenha sido condenado em seus começos e, com freqüência, em seu apogeu, pelos melhores críticos. (Jean Paulhan)

Não serve para nada, senão para incomodar os autores e para embrutecer o público. Faz-se crítica quando não se pode fazer arte, do mesmo modo que se trabalha de espião quando não se pode ser soldado. (Flaubert)

Todo crítico é, propriamente falando, uma mulher na idade crítica: rancoroso e refoulé. (Pavese)

Tudo o que os críticos digam de uma obra de arte, mesmo nos melhores ensaios, mesmo nos mais densos, convincentes e plausível, mesmo nos escritos com amor (coisa que raramente ocorre), não é nada comparado com a mecânica real, com a verdadeira gênese da obra de arte. (Henry Miller)

Não se deve escolher o tema: é preciso deixar que o tema nos escolha. Não se deve escrever se essa obsessão não nos acossa, persegue e pressiona nas regiões mais misteriosas do ser. Às vezes, durante anos. (Ernesto Sabato)

A arte, como o amor e a amizade, não existe no homem, mas entre os homens. (Ernesto Sabato)

Somente os imbecis podem não ser gulosos. Ser guloso é como ser artista, como ser instruído, como ser poeta. O paladar, meu caro, é um órgão perfectível e respeitável como o olho e a orelha. Não ter paladar é estar privado de uma faculdade deliciosa, a faculdade de discernir a qualidade dos alimentos, como se pode estar privado daquela de discernir as qualidades de um livro ou de uma obra de arte; é estar privado de um sentido essencial, de uma parte da superioridade humana; é pertencer a uma das inumeráveis espécies de enfermos, de desgraçados e de patetas que compõem a nossa raça; é ser um bobo de boca, enfim, assim como se é um bobo de espírito. (Guy de Maupassant)

O mundo inteiro é um palco, e todos os homens e todas as mulheres são apenas atores. (William Shakespeare)

A forma de governo mais adequada ao artista é a ausência de governo. Autoridade sobre ele e a sua arte é algo de ridículo. (Oscar Wilde)

Um autor estraga tudo quando pretende fazer bem de mais. (Jean de La Fontaine)

Os críticos julgam as obras e não sabem que são julgados por elas. (Jean Cocteau)

Em arte a beleza é muitas vezes o feio mitigado. (Jean Rostand)

Como pintor, torno-me mais lúcido quando confrontado com a natureza. (Paul Cézanne)

A arte existe no instante em que o artista se afasta da natureza. (Jean Cocteau)

A necessidade é a mãe das artes, mas também a avó dos vícios. (Jean Paul)

O artista, como o Deus da criação, fica dentro, ou mais além, ou acima de sua obra, invisível, aperfeiçoando fora da vida, indiferente, cortando as unhas. (Stephen Dedalus)

Uma obra deve ser considerada apenas como um amor infeliz que pressagia fatalmente outros. (Proust)

Expor roupa suja ao público, por meio da arte, nunca leva a uma obra-prima. (François Truffaut)

O artista é sempre um provinciano. Ele vive entre um mundo tangível e um intangível - essas são as fronteiras da sua província. (Fellini)

O folclore tem seus méritos próprios, mas não pode ser tomado como fundamento necessário de uma arte nacional. Nem Bach nem Kakfa têm raiz folclórica. E, ao contrário, uma infinidade de produtos surgidos do folclore demonstra que ele tampouco é suficiente para a criação de uma grande arte. (Ernesto Sabato)

A criação artística assemelha-se, em certos aspectos, à contemplação mística, que pode ir também da oração confusa a visões precisas. (H. Delacroix)

Se nossa vida está doente, também há de estar nossa arte; e só podemos devolver-lhe a saúde começando de novo, como criança ou como selvagens. [...] Vossa civilização é vossa enfermidade. (Gauguin)

A ciência é uma irmã caçula (talvez bastarda) da arte. (César Lattes)

O alvo da minha pintura é o sentimento. Para mim, a técnica é meramente um meio. Porém, um meio indispensável. (Candido Portinari)

A arte, como o amor e a amizade, não existe no homem, mas entre os homens. (Ernesto Sabato)

Personalidade é tudo na arte e na poesia. (Goethe)

Toda a obra de arte é uma personalidade. O artista vive nela, depois dela ter vivido longo tempo dentro dele. (José María Vargas Vila)

A arte como redenção do que sofre - como via de acesso a estados onde o sofrimento é querido, transfigurado divinizado, onde o sofrimento é uma forma de grande delícia. (Friedrich Nietzsche)

A necessidade é a mãe das artes, mas também a avó dos vícios. (Jean-Paul Sartre)

Toda a ciência começa como filosofia e termina em arte. (Will Durant)

A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério. Essa é a fonte de toda a arte e ciências verdadeiras. (Albert Einstein)

Eu não inventei nada. Eu redescobri. (Auguste Rodin)

O que há de mais real para mim são as ilusões que crio com a minha pintura. O resto são areias movediças. (Eugène Delacroix)

Como são aves de rapina, os críticos têm sempre uma natural inclinação para a carniça. (Alexander Pope)

Existem três coisas que sempre amei e jamais compreendi: a pintura, a música e a mulher. (Bernard Fontenelle)

A arte é um combate: na arte é preciso suar a camisa, é preciso trabalhar incessantemente. Eu preferiria não dizer coisa alguma a expressar-me com alguma debilidade. (Jean-François Millet)

O artista deve ser uma mistura de criança, homem e mulher. (Ernesto Sábato)

Quanto mais perfeito for o artista, mais separados estarão dentro dele o homem que padece e a mente que cria; e, mesmo assim, digere e transmite as paixões que constituem seu material. (Eliot)

Se um homem encara a vida de um ponto de vista artístico, seu cérebro passa a ser seu coração. (Oscar Wilde)

Obras-primas não são fruto de um nascimento solitário. Elas são a conseqüência de vários anos de pensamento em comum, de tal modo que a experiência da massa está por trás de uma única voz. (Virginia Woolf)

Ama a arte: de todas as mentiras é, pelo menos, a menos falaz. (Gustave Flaubert)

Não creio que a arte tenha chegado a nenhum beco sem saída. O ser humano irá abrindo portas sempre novas: o importante é saber aonde vão dar essas portas, e então ter forças para trilhar o caminho que delas se avista. (Joan Miró)

A vida é breve, a arte é longa, o ocasião é fugaz, a experiência é vacilante, e o julgamento é difícil. (Hipócrates)

A arte deve ser reconhecida como a forma de expressão mais certa a que chegou a humanidade. (Herbert Read)

A arte da guerra é a arte de destruir as pessoas, e a arte da política é a arte de as enganar. (Jean D'Alembert)

Aos doze anos eu já sabia desenhar como um Rafael, mas precisei de uma vida inteira para aprender a pintar como uma criança. (Pablo Picasso)

O segredo da vida está na arte. (Oscar Wilde)

A obra de arte pode ter um efeito moral, mas exigir uma finalidade moral do artista é fazê-lo arruinar a sua obra. (Goethe)

A arte existe para que a verdade não nos destrua. (Nietzsche)

A ciência e a arte pertencem ao mundo inteiro, e diante delas desaparecem as barreiras da nacionalidade. (Goethe)

O direito de expressão é o princípio e o fim de toda a arte. (Goethe)

Devemos ouvir pelo menos uma pequena canção todos os dias, ler um bom poema, ver uma pintura de qualidade e, se possível, dizer algumas palavras sensatas. (Goethe)

A arte é um jeito que o ser humano tem de resgatar sua própria grandeza oculta. (André Malraux)

A arte foi feita para ser sentida e não para ser compreendida; por isso, toda vez que se senta falar dela com inteligência, o mais que se consegue dizer são tolices. (Remy de Gourmont)

O estudo do belo é um combate em que o artista grita de pavor antes de ser vencido. (Charles Baudelaire)

A escola pode aperfeiçoar o artista, criá-lo, nunca; porque não se melhora senão o que já existe. (Paolo Mantegazza)

A arte não tem escrúpulos, tem apenas medida. (Bruno Tolentino)

A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado. (André Malraux)

Sabes quem são os críticos? Os que malograram na literatura e na arte. (Benjamin Disraeli)

Criatividade é permitir a si mesmo cometer erros. Arte é saber quais erros manter. (Scott Adams)

O estudo, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido sermos crianças por toda a vida. (Albert Einstein)

Parece que a natureza escondeu no fundo do nosso espírito talentos e uma habilidade de que não temos conhecimento; só as paixões têm o direito de trazê-las à luz, dando-nos às vezes uma visão mais clara e mais perfeita que a arte poderia dar. (La Rochefoucauld)

Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte. (Rui Barbosa)

Só o artífice pode julgar a obra. (Cícero)

Um artista que sonha em ser rei é tão feliz como um rei que sonha ser artista. (Pascal)

Ama a arte. De todas as mentiras, é a que mente menos. (Flaubert)

Nem artista, nenhum escritor pode produzir livremente se não tiver a mais ampla liberdade de expressão. (Érico Veríssimo)

Toda criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer. (Pablo Picasso)

Não é divertido ser artista. Beethoven, Van Gogh, todos eles: se tivessem psiquiatras nós não teríamos esses gênios. (John Lennon)

Um artista é um homem de ação, quer ele crie uma personalidade, invente uma solução, ou encontre as questões de uma situação complicada. (Joseph Conrad)

Um artista não consegue fracassar; é um sucesso ser um. Charles Horton Cooley)

A arte ama o acaso. (Aristóteles)

Todos participam na criação; todos somos reis, poetas, músicos; basta-nos desabrochar com flores de lótus, para descobrirmos o que existe em nós. (Henry Miller)

O que caracteriza os grandes escritores, assim como os grandes artistas, é o fato de que levam a sério o seu assunto, enquanto os restantes não levam nada mais a sério além de suas vantagens e ganhos. (Schopenhauer)

Toda a arte e toda a filosofia podem ser consideradas como remédios da vida, ajudantes do seu crescimento ou bálsamo dos combates: postulam sempre sofrimento e sofredores, (Nietzsche, em "O Saber Alegre")

Toda a arte aspira continuamente à condição da música. (Walter Pater)

Não tenha medo da perfeição; você nunca a alcançará. (Salvador Dali)

Eu lavo as minhas mãos em relação àqueles que imaginam que falar seja conhecimento, que silêncio seja ignorância, e que indecisão seja arte. (Khalil Gibran)

Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma. (George Bernard Shaw)

A arte é feita para perturbar. A ciência dá-nos segurança. (Georges Braque, em "O Dia e a Noite")

Não há arte patriótica nem ciência patriótica. As duas, tal como tudo o que é bom e elevado, pertencem ao mundo inteiro e não podem progredir a não ser pela livre ação recíproca de todos os contemporâneos. (Goethe, em "Máximas em Prosa")

Só a realidade tem o direito de ser inverossímil; a arte, nunca. Eis por que a arte não se deve confundir com a vida. (Emile Verhaeren)

A arte tem o dever social que é o de dar escape às angústias da época. (Antonin Artaud)

A arte não tem por objeto deixar obras que o tempo deteriora, mas sim fazer que surjam artistas em todas as pessoas e despertar na criatura comum o gênio adormecido. (Nietzsche)

Inspiração é trabalho, trabalho e mais trabalho. (Charler Baudelaire)

Todo artista que dá à sua arte uma finalidade extra-arte é um infame. (Fernando Pessoa)

A beleza existe em tudo - tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e os poetas sabem encontrá-la. (Charles Chaplin)

Em arte a beleza é muitas vezes o feio mitigado. (Jean Rostand, em "Pensamentos de um Biólogo")

Procura compreender o que dizem os artistas nas suas obras-primas, os mestres sérios. Aí está Deus. (Vicent Van Gogh, em "Correspondência")

É a solidão que inspira os poetas, cria os artistas e anima o gênio. (Henri Lacordaire)

É sempre pelo que contém de verdade que uma obra nova choca os contemporâneos. (Henry Bataille)

Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema. (Pablo Picasso)

É através da arte e só pela arte, que podemos realizar-nos na perfeição; pela arte e só através da arte, nos podemos proteger dos sórdidos perigos da existência real. (Oscar Wilde)

Todos nós passamos a vida à procura do segredo da vida. Pois bem: o segredo da vida reside na arte. (Oscar Wilde)

Como a arte deve sobretudo desenvolver em nós o sentimento da perfeição, jamais tolera a mediocridade: o verdadeiro gosto sempre supõe um vivo desgosto. (Auguste Comte)

A arte é ainda a única forma suportável da vida; é o maior prazer, e o que se esgota menos depressa. (Valéry Larbaud)

O que conta para um artista não é a «experiência», é a experiência interior. (Cesare Pavese)

A arte é uma ferramenta; os espíritos são os operários. (Victor Hugo)

A arte começa onde a imitação acaba. (Oscar Wilde)

A arte é uma flor nascida no caminho da nossa vida, e que se desenvolve para suavizá-la. (Arthur Schopenhauer)

Toda a arte é imitação da natureza. (Sêneca)

É preciso recorrer à arte quando a natureza é avara. (Friedrich Shciller)

Não se faz arte com bons sentimentos. Mas com os maus também não. Porque quando se entra em arte, a moral fica à porta e só entra nela a inocência que se ignora. (Vergílio Ferreira)

A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível. (Leonardo da Vince)

Só a arte é útil. Crenças, exércitos, impérios, atitudes - tudo isso passa. Só a arte fica, por isso só a arte se vê, porque dura. (Fernando Pessoa)

O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar. (Fernando Pessoa)

Um escritor, um pintor, que conseguiram fixar numa página ou num quadro um sentimento das coisas do mundo, uma visão que durará para sempre, comunicam-me uma emoção profunda. (Frederico Fellini)

É monstruoso dizer-se que o artista não serve a humanidade. Ele foi os olhos, os ouvidos, a voz da humanidade. Sempre foi o transcendentalista que passava a raios X os nossos verdadeiros estados de alma. (Anais Nin)

A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo. (Vladimir Maiakovski)

Toda a arte é completamente inútil. (Oscar Wilde)

A arte serve a beleza, e a beleza é a felicidade de possuir uma forma, e a forma é a chave orgânica da existência; tudo o que vive deve possuir uma forma para poder existir, e, portanto, a arte, mesmo a trágica, conta a felicidade da existência. (Boris Pasternak)

A tarefa da arte é introduzir o caos na ordem. (Theodore Adorno)

Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte. (Johann Goethe)

A lei seca da arte é esta: 'Ne quid nimis', nada além do necessário. Tudo o que é supérfluo, tudo aquilo que podemos suprimir sem alterar a essência é contrário à existência da beleza. (José Ortega y Gasset)

A matéria da arte não é o belo ou o nobre, tudo é matéria de arte: tudo o que é vivo: somente o que é morto está fora da arte. (Francesco Sanctis)

A arte é a mais bela das mentiras. (Claude Debussy)

Tudo passa, só a arte robusta possui a eternidade. (Théophile Gautier)

Toda a arte é um problema de equilíbrio entre dois opostos. (Cesare Pavese)

As obras de arte são de uma solidão infinita: nada pior do que a crítica para as abordar. Apenas o amor pode captá-las, conservá-las, ser justo em relação a elas. (Rilke Rainer, em "Cartas a um Jovem Poeta")

A arte é o mel da alma amassado nas asas da infelicidade e do trabalho. (Theodore Dreiser)

A arte é a ordem, a harmonia. (Konstantin Stanislavski)

Ninguém alguma vez escreveu ou pintou, esculpiu, modelou, construiu ou inventou senão para sair do inferno. (Antonin Artaud)

Por vezes à noite há um rosto / Que nos olha do fundo de um espelho / E a arte deve ser como esse espelho / Que nos mostra o nosso próprio rosto. (Jorge Borges)

O mais alto objetivo da arte é o que é comum à religião e à filosofia. Tal como estas, é um modo de expressão do divino, das necessidades e exigências mais elevadas do espírito. (Hegel)

O talento desenvolve-se no amor que pomos no que fazemos. Talvez até a essência da arte seja o amor pelo que se faz, o amor pelo próprio trabalho, (Máximo Gorky, em "Carta aos Jovens Escritores").

Só a arte permite a realização de tudo o que na realidade a vida recusa ao homem. (Johann Goethe)

Não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte. (Pablo Picasso)

Os grandes artistas não têm pátria. (Alfred de Musset)

A arte é um antidestino. (André Malraux)

A moral da arte reside na sua própria beleza. (Gustave Flaubert)

Os pintores só devem meditar com os pincéis na mão. (Honoré de Balzac)

Por inferior que seja a obra ao sonho, quem não a contempla estupefato e passivo? Quem não encontra nela coisas ignotas? (Pavese)

Só o amor e a arte tornam a existência tolerável.(William Maugham)

[Frases sobre arte e artista]

Etiquetas: adulação, adultério, adversidade, alegria, ambição,amizade, amor, animais, arrependimento, arte, autoconhecimento,autoridade, ação, beleza, bondade, caráter, casamento, ciência,ciúme, coragem, corrupção, covardia, criança, crime, cultura,democracia, desespero, desprezo, destino, Deus, dignidade,dinheiro, dor, educação, egoísmo, elogio, erro, esperança,experiência, família, fanatismo, felicidade, filosofia, fracasso,futuro, genialidade, governo, gratidão, guerra, herói, hipocrisia,história, homem, honestidade, honra, humanidade, humildade,humilhação, humor, ignorância, imaginação, imprensa,independência, inimigo, inteligência, inveja, justiça, juventude,liberdade, literatura, loucura, maldade, mediocridade, medo,mentira, moral, morte, mulher, música, natureza, negócios, ódio,ofensa, orgulho, otimismo, ousadia, outros temas, paciência,paixão, palavras, passado, paz, perdão, perseverança, pobreza,poder, poesia, política, prazer, preconceito, preguiça, presente,razão, rebeldia, religião, riqueza, sabedoria, saudade, saúde, sexo,silêncio, sociedade, solidariedade, solidão, sonho, sorte, sucesso,suicídio, talento, tecnologia, tirania, tolice, trabalho, traição,tristeza, vaidade, velhice, verdade, vida, vingança, violência,virtude, vício