Citações sobre autoconhecimento

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. (Fernando Pessoa)

A maioria dos dramas está nas idéias que nos formamos das coisas. Os acontecimentos que nos parecem dramáticos são apenas assuntos que nossa alma converte em tragédia ou em comédia, à mercê de nosso caráter. (Balzac)

Os homens, em geral, julgam mais pelos olhos do que pelo tato, porque todos podem ver, mas poucos são capazes de sentir. Todos vêem o que nos aparentamos, poucos sentem aquilo que realmente somos; e esses poucos não se atrevem a opor-se à maioria que está protegido pela majestade do Estado. (Maquiavel)

As defesas que são boas e duráveis são aquelas que dependem somente de nós, do nosso próprio valor. (Maquiavel)

A menos que um homem sente que tem uma memória bastante boa, ele nunca deve arriscar-se encontrar-se. (Montaigne)

Não quero libertar-me nem dos seres humanos, nem de mim mesmo, nem da natureza, porque tudo isso se apresenta para mim como o maior dos milagres. (Jung)

O ego, não sendo mais que o centro do campo de consciência, não se confunde com a totalidade da psique; não é mais que um complexo entre outros muitos. (Jung)

O ego é dotado de um poder, de uma força criativa, conquista tardia da humanidade, a que chamamos vontade. (Jung)

A psicoterapia transcende as suas origens médicas e deixou de ser um simples método de tratamento de doentes. Atualmente, trata os que têm saúde ou os que têm um direito moral à saúde ou os que têm um direito moral à saúde psíquica e cuja doença é, quando muito, o sofrimento que nos atormenta a todos. (Jung)

Foi o velho Heráclito que era um grande sábio, quem descobriu a maravilhosa de todas as leis psicológicas: a função reguladora dos contrários [...] um movimento de compensação que, para ele, significava que mais tarde ou mais cedo tudo se transforma no seu contrário. (Jung)

Não posso lhe dizer como é um homem que goza de uma completa auto-realização, nunca vi nenhum. (Jung)

Só reconheço como sendo real aquilo que age sobre mim. O que não age sobre mim é como se não existisse. (Jung)

Da essência das coisas e da existência, ignoramos tudo no absoluto, mas ao estarmos vivos vivemos a experiência das diferentes eficácias que agem sobre nós: graças a nossos sentidos quando vêm de fora, graças a nossa imaginação quando vêm de dentro. (Jung)

A terapia tem por objetivo reforçar a consciência. (Jung)

As neuroses significam, como todas as doenças, uma adaptação insuficiente, isto é, situações em que o homem, devido a quaisquer entraves, tenta subtrair-se às dificuldades que a vida traz, voltando assim ao mundo anterior da infância. (Jung)

O importante não é a neurose, mas o homem que tem neurose. (Jung)

O terapeuta deve ter em mente que o paciente está ali para ser trato e não para verificar uma teoria. (Jung)

O processo de desenvolvimento e diferenciação do consciente leva à crucificação do ego. (Jung)

Quanto mais predomina a razão crítica, mais a vida se empobrece; mas quanto mais aptos formos a tornar consciente o que é inconsciente e o que é mito, maior parcela de vida integraremos. Sobreestimar a razão tem algo em comum com o poder absoluto do Estado: sob sua dominação, o indivíduo perece. (Jung)

Nossa consciência não se cria a si própria. Emana de profundezas desconhecidas. Na infância, desperta gradativamente e durante a vida desperta pela manhã, emerge das profundezas do sono, em um estado de inconsciência. É como uma criança que nasce cotidianamente do ventre materno do inconsciente. (Jung)

Tanto de fato quanto por definição, o inconsciente não pode ser alcançado em si-mesmo. É essencialmente a partir da experiência que temos dele que podemos deduzir conclusões sobre sua natureza. (Jung)

O homem que não está religado não possui totalidade... a totalidade consiste na combinação do eu e do tu. (Jung)

Cada vida é um desencadeamento psíquico que não se pode dominar a não ser parcialmente. (Jung)

O crescimento da personalidade faz-se a partir do inconsciente. (Jung)

Tudo o que começa é pequeno. É por isso que não devemos importar-nos de fazer um trabalho aborrecido, mas consciencioso, com pacientes obscuros, mesmo que a meta a que aspiramos pareça inatingível. (Jung)

Não tenho à mão nenhuma filosofia da vida já cozinhada para oferecer [...] Não sei que dizer a um paciente que me pergunta: “O que me aconselha? Que devo fazer?” Sei apenas uma coisa: quando o meu espírito consciente já não vê qualquer caminho possível para diante e, conseqüentemente, fica perplexo é a minha psique inconsciente que reage ao impasse insuportável. (Jung)

Nenhum homem é uma ilha fechada em sim. [...] A morte de qualquer homem diminui-me, porque eu estou englobado na humanidade. Não perguntes, por isso, jamais por quem os sinos dobram; dobram por ti. (Jung)

Os sonhos são as manifestações não falsificadas da atividade criativa inconsciente. (Jung)

Sempre que temos de nos haver com condições estranhas, em que não nos podemos socorrer de valores ou conceitos estabelecidos, ficamos dependentes da faculdade da intuição. (Jung)

Quando pensamos, fazemo-lo com o fim de julgar ou chegar a uma conclusão; quando sentimos é para atribuir um valor pessoal a qualquer coisa que o fazemos. (Jung)

O símbolo orienta para conteúdos psíquicos que ainda não são conhecidos. (Jung)

Podemos dizer, sem exagerar, que a persona é o que alguém na realidade não é, mas o que ele mesmo e os outros pensam que ele é. (Jung)

O sonho é o teatro em que o sonhador é simultaneamente a cena, o ator, o ponto, o diretor, o autor e o crítico. Esta verdade tão simples é a base deste conceito do significado onírico que designei sob o termo de interpretação do plano do sujeito. (Jung)

Todos os efeitos são recíprocos e nenhum elemento age sobre outro sem que ele próprio seja modificado. (Jung)

Compreendemos mal o mundo e depois dizemos que ele nos decepciona. (Rabindranath Tagore)

Às vezes um charuto é apenas um charuto. (Freud)

Total autoconfiança não é simplesmente um pecado; total autoconfiança é uma fraqueza. (Chesterton)

É comandado aquele que não obedece ao seu próprio eu. (Nietzsche)

Se alguém quiser, durante muito tempo e persistentemente, parecer uma coisa, tornar-se difícil depois para ele ser outra coisa. (Nietzsche)

Nós adquirimos a força que superamos. (Ralph Waldo Emerson)

Nenhum líder vai nos dar paz, nenhum governo, nenhum exército, nenhum país. O que nos vai dar paz é a transformação interior que nos conduzirá à ação exterior. A transformação interior não é isolamento, desistência da ação exterior. Ao contrário, só pode haver a ação correta quando há o pensamento correto, e não existe pensamento correto quando não existe autoconhecimento. Sem conhecer a si mesmo, não existe paz. (Krishnamurti)

Conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas. (Sun Tzu)

Ciente de tuas capacidades e limitações, não inicies nenhuma empreitada que não possa levar a cabo. Decifra, com a mesma argúcia, o longe e o perto, para que o que se desenrola sob teus olhos seja idêntico ao que deles está mais recôndito. (Sun Tzu)

A garantia de nos tornamos invencíveis está em nossas próprias mãos. Tornar o inimigo vulnerável, só depende dele próprio. (Sun Tzu)

A auto-satisfação é inimiga do estudo. Se queremos realmente aprender alguma coisa, devemos começar por libertar-nos disso. Em relação a nós próprios devemos ser insaciáveis na aprendizagem e em relação aos outros, insaciáveis no ensino. (Mao Tse-Tung)

Toda decisão que você toma - toda decisão - não é uma decisão sobre o que você faz. É uma decisão sobre Quem Você É. Quando você vê isso, quando você entende isso, tudo muda. Você começa a ver a vida de um modo novo. Todos eventos, ocorrências, e situações se transformam em oportunidades para fazer o que você veio fazer aqui. (Neale Donald Walsch)

Compreender é complicar, é enriquecermo-nos em profundidade. (Lucien Febvre)

Ninguém pode ver nem compreender nos outros o que ele próprio não tiver vivido. (Hermann Hesse)

Nunca nos compreendemos completamente, mas podemos e poderemos fazer muito melhor do que compreendermo-nos. (Friedrich Von Novalis)

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.(Mário Quintana)

Uma pessoa para compreender tem de se transformar. (Antoine De Saint Exupery)

Somos todos campos de batalha, nos quais se digladiam deuses. (Paul Valéry)

Quem tem uma batalha mais difícil do que aquele que se esforça para vencer a si mesmo?"
(Tomás de Kempis)

Quem discute alegando autoridade não usa a inteligência, mas a memória. (Leonardo Da Vinci)

Reconhecer autoridade sobre si é um sinal de superior humanidade. (Hugo von Hofmannsthal)

Será o maior aquele que for o mais solitário, o mais divergente, o mais oculto, o homem além do bem e do mal, senhor de si. (Nietzsche)

Pois o homem, no mais profundo do se ser, depende de sua imagem impressa na alma de outro homem, mesmo que a alma em questão seja a de um cretino. (Witold Gombrowiz, do livro Ferdydurke)

Aquele que conhece a arte de viver consigo próprio ignora o aborrecimento.(Erasmo de Rotterdam)

Quem não dispõe de reservas em si próprio, é assaltado pelo aborrecimento que o espreita e em breve o dominará. (Émile-Auguste Chartier)

Acreditar pode ser, afinal, nada mais do que uma fonte de energia, como uma bateria que se conecta a uma idéia para colocá-la em movimento. (do livro de ficção/ensaio Elizabeth Costello, de J.M. Coetzee).

Os homens são fortes enquanto representam uma idéia forte; enfraquecem-se quando se põem a ela. (Freud)

Ninguém pode ser escravo de sua identidade; quando surge uma possibilidade de mudança, é preciso mudar. (Elliot Gould)

Que - ao invés de riqueza, poder, ou crianças - os homens devem orar por uma "mente sã num corpo sadio. (Juvenal)

Eu sou uma pergunta. (Clarice Lispector)

Ninguém pode ver além de si mesmo. Quero dizer com esta afirmação que cada um só compreende os outros segundo sua própria inteligência e horizonte. (Schopenhauer)

Quem conhece os outros é inteligente. Quem conhece a si mesmo é iluminado. Quem vence os outros é forte. Quem vence a si mesmo é invencível. (Tao Te King)

O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos. (Charles Schulz)

Aquele que olha para fora, sonha; enquanto aquele aquele que olha para dentro de si acorda. (Carl Jung, fundador da psicologia analítica)

Tomar posse de si mesmo é a proposta máxima do homem, que nem de longe o aproxima do inalcançável, o seu fascínio. (Nietzsche)

Eu sou do tamanho do que vejo, e não do tamanho de minha altura... (Fernando Pessoa)

O importante é termos a capacidade de sacrificar aquilo que somos para ser aquilo que podemos ser. (Charles Dubois)

Conhecer a si mesmo significa descobrir a Deus nos outros. (Sócrates)

O psiquiatra é a primeira pessoa com quem você deve falar depois que começa a falar sozinho. (Fred Allen)

Em meio ao grande ruído que nos rodeia, é fundamental criar um pequeno silêncio dentro de si para poder começar a pensar com serenidade, já que tudo começa no pensamento. (Imre Kertész, Prêmio Nobel de Literatura em 2002)

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. (Raul Seixas)

Até os mais corajosos raramente têm a coragem para aquilo que realmente sabem. (Nietzsche)

Quem não dispõe de reservas em si próprio, é assaltado pelo aborrecimento que o espreita e em breve o dominará. (Émile-Auguste Chartier)

Quando a luta do homem começa dentro de si mesmo, ele tem algum valor. (Browing, poeta inglês)

Só me interessam os passos que tive de dar na vida para chegar a mim mesmo. (Herman Hesse)

A única realidade é aquela que se contém dentro de nós, e se os homens vivem tão irrealmente é porque aceitam como realidade as imagens exteriores e sufocam em si a voz do mundo interior. (Herman Hesse)

Esforço-me para reunir o que há de divino em mim ao que há de divino no universo. (Plotino)

Aquele que melhor se conhece a si mesmo é o que menos se exalta. (Platão)

Não fiz o melhor, mas fiz tudo para que o melhor fosse feito. Não sou o que deveria ser, mas não sou o que era antes. (Martin Luther King Junior)

Deixa que tua alma seja semelhante a um espelho, refletindo todos os objetos, todos os movimentos, todas as cores, permanecendo imóvel e límpido. (Leonardo Da Vinci)

Cada qual é artífice da própria fortuna. (Júlio César)

Quem deixa que o mundo, ou uma porção deste, escolha seu plano de vida não tem necessidade senão da faculdade de imitação dos símios. (John Stuart Mill)

A gente se desfaz de uma neurose, mas não se cura de si próprio. (Sarte)

A minha falha e o meu fracasso não são as minhas paixões, mas a falta de controle sobre elas. (Jack Kerouac)

Quem tem confiança em si conduz os outros. (Horácio)

Um ser humano só cumpre o seu dever quando tenta aperfeiçoar os dotes que a natureza lhe deu. (Hesse)

Simplicidade, simplicidade, simplicidade! Tenha dois ou três afazeres e não cem ou mil; em vez de um milhão, conte meia dúzia... No meio desse mar agitado da vida civilizada há tantas nuvens, tempestades, areias movediças e mil e um itens a considerar, que o ser humano tem que se orientar - se ele não afundar e definitivamente acabar não fazendo sua parte - por uma técnica simples de previsão, além de ser um grande calculista para ter sucesso. Simplifique, simplifique. (Thoreau)

Quanto menores são nossas necessidades, mais parecidos ficamos com os deuses.(Sócrates)

Dominei duas ou três coisas em mim. Mas como estou longe da superioridade de que tanto necessito. (Camus)

A criação é a mais eficaz de todas as escolas de paciência e lucidez. É também o testemunho transformador da única dignidade do homem: a revolta tenaz contra sua condição, a perseverança em um esforço cotidiano, o domínio de si mesmo, a apreciação exata dos limites do verdadeiro, a medida e a força. (Camus)

O que os outros pensam de nós teria pouca importância se não influenciasse tão profundamente o que pensamos de nós mesmos. (George Santayana)

Minhas consciência tem mais peso sobre mim que a a opinião do mundo inteiro. (Cícero)

Não há virtude, rigorosamente falando, sem vitória sobre nós próprios, e nada vale o que nada nos custa. (Xavier Maistre)

Ser inteligente é ser desconfiado, mesmo em relação a si próprio. (Paul Léautaud)

Os espíritos valem conforme aquilo que exigem. Eu valho aquilo que quero. (Paul Valéry)

O que o público reprova em ti, cultiva-o: é o que és. (Jean Cocteau)

Não fazemos o que queremos e, no entanto, somos responsáveis pelo que somos: eis a verdade. (Jean-Paul Sartre)

O homem deve ser inventado a cada dia. (Jean-Paul Sartre)

Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim. (Jean-Paul Sartre)

O homem não é nada mais do que aquilo que faz a si próprio. (Jean-Paul Sartre)

É impossível haver progresso sem mudanças, e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma. (Shaw)

Psicanálise é confissão sem absolvição. (G. K. Chesterton)

Você existe apenas naquilo que faz. (Fellini)

Precisamos decidir como podemos ser valiosos, em vez de pensar em quão valiosos somos. (F. Scott Fitzgerald)

Aquele que conhece a arte de viver consigo próprio ignora o aborrecimento. (Erasmo de Rotterdam)

Pode querer bem aos outros quem não quer bem a si mesmo? (Erasmo de Rotterdam)

Dedique ao menos metade de suas energias a livrar-se de desejos ocos, e muito breve verá que ao fazê-lo há de receber maior realização e mais felicidade. (Epiteto)

Só aquilo que somos realmente tem o poder de curar-nos. (Jung)

Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der. (Carl Gustav Jung)

Uma mente perturbada está sempre ativa, saltitando daqui para lá, sendo difícil de controlar; mas a mente disciplinada é tranqüila; portanto, é bom ter sempre a mente sob controle. (Buda)

É indispensável conhecermo-nos a nós próprios; mesmo se isso não bastasse para encontrarmos a verdade, seria útil, ao menos, para regularmos a vida, e nada há de mais justo. (Blaise Pascal)

Todas as misérias verdadeiras são interiores e causadas por nós mesmos. Erradamente julgamos que elas vêm de fora, mas nós é que as formamos dentro de nós, com a nossa substância. (Anatole France)

Para alcançar a vitória, você deve colocar seu talento no trabalho e seu gênio na sua vida. (Oscar Wilde)

Aquele que obtém uma vitória sobre outros é forte, mas aquele que obtém uma vitória sobre si próprio é todo-poderoso. (Lao Tsé)

Aquele que sabe vencer-se na vitória é duas vezes vencedor. (Publílio Siro)

Nenhuma grande vitória é possível sem que tenha sido precedida de pequenas vitórias sobre nós mesmos. (L. M. Leonov)

Cada homem deve inventar o seu caminho. (Jean-Paul Sartre)

Quem vence um leão é um valente; quem domina o mundo é um homem de valor; mas, mais valente e corajoso do que todos eles, é aquele que realmente sabe dominar-se a si mesmo. (Johann Herder)

A timidez, inesgotável origem de tantas infelicidades na vida prática, é a causa direta, mesmo única, de toda a riqueza interior. (Emil Michel Cioran)

Se você foi bem sucedido, pergunte a si mesmo porque, e tente repetir a ação. Se você fracassou, pergunte a si mesmo porque, e aprenda com a experiência. (Dale Carnegie)

Você é do tamanho do seu sonho. (autor desconhecido)

Sua visão só ficará clara quando você olhar em seu coração. Quem olha fora, sonha. Quem olha dentro, desperta. (Carl Gustav Jung)

Simplicidade, simplicidade, simplicidade! Tenha dois ou três afazeres e não cem ou mil; em vez de um milhão, conte meia dúzia... No meio desse mar agitado da vida civilizada há tantas nuvens, tempestades, areias movediças e mil e um itens a considerar, que o ser humano tem que se orientar - se ele não afundar e definitivamente acabar não fazendo sua parte - por uma técnica simples de previsão, além de ser um grande calculista para ter sucesso. Simplifique, simplifique. (Henry Thoreau)

A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós. (Marcel Proust)

O que diz a tua consciência? 'Torna=te o que és.' (Nietzsche, em A Gaia Ciência)

Qual e a marca da liberdade realizada? Não ter mais vergonha de si mesmo. (Nietzsche, em A Gaia Ciência)

Um homem enraivecido está sempre cheio de veneno. Se não encontrar onde derramar, irá derramar dentro de si mesmo. (Confúcio)

Não me perguntem o que tenho, mas o que sou. (Heinrich Heine)

O pensamento faz o homem; por isso o bom pensamento é a coisa mais importante da vida. (James Allen)

Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Como nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo. (Buda)

Os paraísos perdidos estão somente em nós mesmos. (Marcel Proust)

O homem se descobre quando se mede com um obstáculo. (Antoine de Saint-Exupéry)

Siga seus instintos. É aí que a verdadeira sabedoria se manifesta. (Oprah Winfrey)

Uma lagarta que buscasse conhecer a si própria jamais se transformaria numa borboleta. (André Gide)

Sou uma parte de tudo aquilo que encontrei em meu caminho. (Alfred Tennyson)

Se você não for melhor que hoje no dia de amanhã, então para que você precisa do amanhã? (Rabbi Nahman da Bratislava)

Somos aquilo que fizemos repetidamente. (Aristóteles)

Sabemos o que somos, mas não o que poderemos ser. (William Shakespeare)

Segue tuas melhores ou tuas piores inclinações e, sobretudo, vai para o diabo! Nos dois casos serás provavelmente ainda, de uma maneira ou de outra, benfeitor da humanidade e haverá sempre gente para te elogiar -- bem como para zombar de ti. (Nietzsche)

O maior mal que pode acontecer a um homem é que ele pense mal sobre si mesmo. (Goethe)

Inferno, apenas há um. Não são os outros. Sou eu mesmo. (Jean-Edern Hallier)

Estude a si mesmo, observando que o auto conhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz. (Allan Kardec)

Quem se vence a si mesmo é um herói maior do que quem enfrenta mil batalhas contra muitos milhares de inimigos. (textos budista)

Há pessoas que se consideram perfeitas -- mas tão-só porque exigem menos de sim mesma. (Hermann Hesse)

Dentro de mim existe uma outra pessoa que está contra mim. (Thomas Browne)

Siga seus impulsos e é possível que se arrependa. Mas ignore-os, e negará a si mesmo um dos mais raros momentos em que é possível a individualidade. (Frost)

Valorize suas limitações e, por certo, não se livrará delas. (Richard Bach)

Arriscar provoca ansiedade, mas não arriscar pode levar a perder-se a própria pessoa... E arriscar-se, no sentido supremo, é justamente tomar consciência de si mesmo. (Sören Kierkegaard)

Em nosso loucos intentos, renunciamos ao que somos pela que esperamo ser. (William Shakespeare)

Nossa vontade interior é o que dirige nosso destino. (Helen Keller)

A maior batalha que eu travo é contra mim mesmo. (Napoleão)

A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso. (Emerson)

Antes de refazeres o mundo, experimenta refazeres a ti mesmo. (anônimo)

Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem número, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio, mas isso te custaria a tua própria pessoa: tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Aonde leva? Não perguntes, siga-o! (Nietzsche)

Precisamos sempre mudar, renovarmo-nos, rejuvenescer; caso contrário, endurecemos. (Goethe)

Não deves suspirar por uma doutrina perfeita e sim pela perfeição de ti mesmo; a divindade está em ti, não em conceitos e livros. (Hermann Hesse)

Quem sou eu? É o que estou procurando averiguar. (Jorge Luis Borges)

A grandeza de uma pessoa está em saber reconhecer sua própria pequenez. (Blaise Pascal)

Conhece-te a ti mesmo. (Oráculo de Delfos)

É necessário sentir o horror de si mesmo para conhecer-se a si mesmo. (George Gurdjeff)

Existe uma vitalidade, uma força de vida, uma energia, um despertar, que é traduzido em ação através de você, e porque só existe um de você em todos os tempos, essa expressão é única." (Martha Graham)

Em vão procuramos a verdadeira felicidade fora de nós, se não possuímos a sua fonte dentro de nós. (Marquês de Maricá)

Não procures a verdade fora de ti, ela está em ti, em teu ser. Não procures o conhecimento fora de ti, ele te aguarda em tua fé interior. Não procures a paz fora de ti, ela está instalada em teu coração. Não procures a felicidade fora de ti, ela habita em ti desde a eternidade. (Mestre Khane)

Apenas no final do conhecimento de todas as coisas o homem terá conhecido a si mesmo. (Nietzsche)

É preciso, pois, de vez em quando, saber perder-se, se quisermos aprender alguma coisa daquilo que nós próprios não somos. (Nietzshe)

Você precisa estar preparado pra se queimar na sua própria chama, porque afinal como se renovar sem primeiro se tornar cinzas?

Maldizei todos os demônios covardes dentro de vós que gostariam de gemer e juntar as mãos e rezar. (Nietzsche)

Eu sou eu e sobretudo não me confudais com os outros. (Nietzsche)

E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti. (Nietzsche)

É preciso manter o caos dentro de si para se dar a luz a uma estrela que dança. (Nietzsche)

Deves tornar-te no homem que és. (Nietzsche)

O que nós somos é o presente de Deus a nós. O que nós nos tornamos é nosso presente a Deus. (Eleanor Powell)

Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo. (Jean-Paul Sartre)

Conheces-te? Terás a certeza de que sim, se descobrires em ti mais defeitos que nos outros. (Friedrich Hebbel)

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro. (Clarice Lispector)

Toda decisão que você toma - toda decisão - não é uma decisão sobre o que você faz. É uma decisão sobre Quem Você É. Quando você vê isso, quando você entende isso, tudo muda. Você começa a ver a vida de um modo novo. Todos eventos, ocorrências, e situações se transformam em oportunidades para fazer o que você veio fazer aqui. (Neale Donald Walsch)

Aquele que se conhece é o único senhor de si próprio. (Pierre de Ronsard)

Conhece-te, deixa a Deus os mistérios que lhe apetecem; o homem é o único estudo de que os homens carecem. (Alexandre Pope)

Aquele que se analisou a si mesmo, está deveras adiantado no conhecimento dos outros. (Denis Diderot)

O melhor livro de moral é a nossa consciência.Temos que consultá-lo muito freqüentemente.(Blaise Pascal)

O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo. (Clarice Lispector)

Só me interessam os passos que tive de dar na vida para chegar a mim mesmo. (Herman Hesse)

Afinal, para quem anseia obter respostas para suas próprias questões, não é somente aos outros que devemos perguntar. (Moacyr Castellani)

Ganharíamos mais em nos mostrar tais como somos que em tentar parecer o que não somos. (La Rochefoucauld)

A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson)

Quando tomamos consciência de nosso papel, mesmo o mais obscuro, só então somos felizes, só então podemos viver em paz e morrer, pois o que dá sentido à vida dá sentido à morte. (Saint-Exupéry)

Há um recanto no universo que você pode ter certeza de podê-lo melhorar; e esse recanto é seu próprio eu. (Huxley)

Conhece aos outros conhecendo-te a ti mesmo. (Sócrates)

Tudo que somos é resultado daquilo que pensamos. (Dhammapada)

É virtuoso aquele que é capaz de governar a si próprio, medíocre é aquele que não possui tal poder. (Platão)

Sou responsável por aquilo que não fui. (Bernanos)

Somos aquilo que fizemos repetidamente.(Aristóteles)

Conhece-te a ti mesmo não é a exigência de vermos como num espelho o que somos, mas de agirmos sobre nós mesmos, a fim de sermos quem somos. (Jaspers)

O homem não é outra coisa do que aquilo que ele está se tornando. (Sartre)

O infinito vive dentro de nós. Todos podemos tornar gênios, bastante para isso explorar nosso próprio infinito. (M. Taniguchi)

Só quando vemos o que somos podemos operar em nós mesmos uma radical transformação. (Krishnamurti)

Por mais que na batalha se vença a um ou mais inimigos, a vitória sobre a si mesmo é a maior de todas as vitórias. (Sakyamuni)

Dominar-se a si próprio é uma vitória maior do que vencer a milhares em uma batalha. (Sakyamuni)

Bem farias em te examinares e refletires sobre a ti mesmo. (Sakyamuni)

Quem tem uma batalha mais difícil do que aquele que se esforça para vencer a si mesmo? (Tomás de Kempis)

Um conhecimento verdadeiro de nós mesmos é conhecimento de nosso poder.(Mark Rutherford)

Afortunado realmente é o homem conhece precisamente e a si mesmo, e tem uma noção correta entre o que ele pode conseguir e o que ele pode usar. (Henri Cartier-Bresson)

Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma compreensão sobre nós mesmos. (Carl Gustav Jung)

Misterioso e intimidante para contemplar, o cérebro humano é a coisa mais complexa que existe, e a tarefa mais difícil em que ele pode se empenhar é entender a si mesmo. (David Noonan)

Todos nós temos o extraordinário codificado dentro de nós, esperando para ser liberado. (Jean Houston)

Ser autêntico é literalmente ser seu próprio autor, descobrir suas próprias energias e desejos naturais, e então encontrar seu próprio modo de agir sobre eles. (Warren G. Bennis)

Um único evento pode despertar dentro de nós um estranho totalmente desconhecido. (Antoine de Saint-Exupéry)

Você pode viver toda uma vida e, ao final dela, saber mais sobre outras pessoas do que você sabe sobre si mesmo. (Beryl Markham)

É preciso coragem para crescer e tornar-se o que você realmente é. E. E. Cummings)

Sabemos o que somos, mas não o que poderíamos ser. (William Shakespeare)

As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem. (Santo Agostinho)

O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros. (Mahatma Gandhi)

De vez em quando você tem que fazer uma pausa e visitar a si mesmo. (Audrey Giorgi)

Aquele que conhece os outros é sábio, aquele que conhece a si próprio é iluminado.(Lao Tsé)

A vida não examinada não vale a pena ser vivida.(Sócrates)

Quando eu me despojo do que eu sou, eu me torno o que eu poderia ser. (Lao Tsé)

Por favor, diga-me quem você é e o que você quer. E se você pensa que estas são questões simples, tenha em mente que a maioria das pessoas vive suas vidas inteiras sem chegar a uma resposta. (Gary Zukav)

O mundo é um grande espelho. Ele reflete de volta o que você é. Se você é carinhoso, se você é bondoso, se você é prestativo, o mundo se mostrará carinhoso, bondoso e prestatito para você. O mundo é o que você é. (Thomas Dreier)

Existe apenas um canto do universo que você pode ter certeza de aperfeiçoar, que é você mesmo. (Aldous Huxley)

A próxima fronteira não está somente à sua frente, ela está dentro de você. (Robert K. Cooper)

Conheças a ti mesmo e verá em si o universo de Deus. (Sócrates)

O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma. (Abraham H. Maslow)

A verdadeira profissão do homem é encontrar seu caminho para si mesmo. (Hermann Hesse)

Para fazer boas coisas no mundo, primeiro você precisa saber quem é você e o que dá sentido à sua vida. (Robert Browning)

Quão desesperadamente difícil é ser honesto consigo mesmo. É muito mais fácil ser honesto com as outras pessoas. (Edward Benson)

Auto-conhecimento é o grande poder pelo qual nós compreendemos e controlamos nossas vidas. (Vernon Howard)

Poucos são aqueles que vêem com seus próprios olhos e sentem com seus próprios corações. (Albert Einstein)

Nosso eu interior não é algo que se encontre. É algo que se cria. (Thomas Szasz)

Aquele que conhece a arte de viver consigo próprio ignora o aborrecimento. (Erasmo de Rotterdam)

Ninguém avalia tão caro o nosso merecimento como o nosso amor-próprio. (Marquês de Maricá)

Somos enganados mais vezes pelo nosso amor-próprio do que pelos homens. (Marquês de Maricá, em Máximas)

Não tens inimigo mais poderoso, mais astuto, mais emperrado e mais doméstico do que o teu amor-próprio. Se queres errar freqüentemente sentencia pelo seu voto. (padre Manuel Bernardes)

Nada há de mais sujo do que o amor-próprio. (Marguerite Yourcenar)

O amor-próprio é um animal curioso, que consegue dormir sob os golpes mais cruéis, mas que acorda, ferido de morte perante uma simples beliscadura. (Alberto Moravia)

Pode ferir-se o amor-próprio; matá-lo, nunca. (Henri Montherlant)

Quem reconhece a própria ignorância vislumbra a sabedoria. (Confúcio)

Quando temos muita luz, admiramo-nos pouco; mas, quando ela nos falta, acontece o mesmo. (Luc de Clapiers Vauvenargues)

Todo o meu saber consiste em saber que nada sei. (Sócrates)

A sabedoria é um paradoxo. O homem que mais sabe é aquele que mais reconhece a vastidão da sua ignorância. (Nietzsche)

Muitos teriam sido sábios se não tivessem acreditado demasiado cedo em que já o eram. (Sêneca )

Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder. (Lao-Tsé)

Toda a sabedoria consiste em desconfiar dos nossos sentidos e das nossas paixões.(Giuseppe Parini, em "Frammenti varii")

[Frases sobre autoconhecimento]

Etiquetas: adulação, adultério, adversidade, alegria, ambição,amizade, amor, animais, arrependimento, arte, autoconhecimento,autoridade, ação, beleza, bondade, caráter, casamento, ciência,ciúme, coragem, corrupção, covardia, criança, crime, cultura,democracia, desespero, desprezo, destino, Deus, dignidade,dinheiro, dor, educação, egoísmo, elogio, erro, esperança,experiência, família, fanatismo, felicidade, filosofia, fracasso,futuro, genialidade, governo, gratidão, guerra, herói, hipocrisia,história, homem, honestidade, honra, humanidade, humildade,humilhação, humor, ignorância, imaginação, imprensa,independência, inimigo, inteligência, inveja, justiça, juventude,liberdade, literatura, loucura, maldade, mediocridade, medo,mentira, moral, morte, mulher, música, natureza, negócios, ódio,ofensa, orgulho, otimismo, ousadia, outros temas, paciência,paixão, palavras, passado, paz, perdão, perseverança, pobreza,poder, poesia, política, prazer, preconceito, preguiça, presente,razão, rebeldia, religião, riqueza, sabedoria, saudade, saúde, sexo,silêncio, sociedade, solidariedade, solidão, sonho, sorte, sucesso,suicídio, talento, tecnologia, tirania, tolice, trabalho, traição,tristeza, vaidade, velhice, verdade, vida, vingança, violência,virtude, vício